Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Complexo Agroindustrial johndeere

Complexo Agroindustrial

O Complexo Agroindustrial é um termo utilizado quando existe um elo entre os setores da agricultura, indústria, comercio e serviços, estabelecendo um padrão moderno da agricultura que hoje é encontrada no campo. O complexo agroindustrial integra vários setores que vão da produção de alimentos, até a venda dos produtos, assim, produzindo os insumos que são adquiridos pelos produtores, recebendo a produção dos produtores, armazenando, processando e distribuindo no mercado.

A idéia básica é que o processo de desenvolvimento é formado por setores e atividades produtivas interligadas. Na atividade produtiva não poderia haver vazios, setores considerados vazios quando ocupados provocavam o surgimento de outras atividades para frente e para trás formando uma cadeia produtiva. A perspectiva histórica da formação do Complexo Agroindustrial Brasileiro(CAI) inclui a inserção da economia nacional a uma lógica produtiva global com adoção um modelo moderno onde a presença de tecnologias e padrões de consumo novos, expõe a realidade da grande produção que não distingue mais a natureza dos diversos capitais (agrícola, agroindustrial ou financeiro), compõe o conjunto da economia.

O termo CAI surgiu buscando diferenciar a agricultura de antigamente, a qual era comum na época, de uma agricultura que continha uma economia mais desenvolvida.

A consolidação dos Complexos Agroindustriais no Brasil concretizou-se durante a década de 1970. As mudanças ligadas a inovações do campo ocorriam sob a lógica, os objetivos e as estratégias do capital, em princípio comercial, em seguida industrial e, depois o financeiro.

A consolidação da modernização da agricultura no país se efetuou através da ação de políticas governamentais(Estado) que incentivaram a criação de industrias de maquinário e insumos agrícolas. O Estado passou a criar incentivos ao consumo, disseminação de pacotes tecnológicos (revolução verde) e facilitando a aquisição de terras. Empresas multinacionais passaram a operar na indústria de base e de processamento dando origem a oligopólios agrícolas.

Contudo, a partir dessa modernização do campo, a agricultura de subsistência perdeu sua grandeza, uma vez que o Complexo Agroindustrial favorece a agricultura de mercado.

Os investimentos aplicados em pesquisas de desenvolvimento vegetal e animal buscam levar ao mercado rural processos inovadores que aumente a produtividade da atividade rural, de uma maneira em que todas as industrias envolvidas no complexo agroindustrial procuram maneiras de desenvolver o produto, tornando este mais produtivo. Como na indústria de sementes, as plantas são selecionadas a partir de características e atributos específicos desejados baseados na lei da hereditariedade, ou a partir das sementes melhoradas (transgênicos) que são os principais fatores do aumento da produtividade no campo. A indústria de fertilizantes procura busca melhorar as qualidades do solo, a partir da aplicação de fertilizantes que corrigem e recompõe os minerais do solo. Defensivos agrícolas utilizados para evitar a queda da produtividade frente à incidência de doenças e pragas. E o maquinário agrícola é utilizado para facilitar o escoamento da produção agrícola.

  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK: