Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Agroindústria e Agronegócio reprodução

Agroindústria e Agronegócio

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.

Já o agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico. 

Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes:

  1. ª parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
  2. ª parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
  3. ª parte estão os negócios "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.

Importancia do Agronegócio:

O agronegócio brasileiro apresenta números importantes para a economia do país. É considerado um dos setores mais importantes e representa cerca de um 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB). É também uma área ampla, que vai desde a produção do insumo até sua comercialização. O setor gera em torno de 30% do emprego da população economicamente ativa do país, e o Brasil tem uma capacidade imensa de produção, principalmente pelo solo fértil e pelo clima favorável. 

Alguns fatores impulsionam o agronegócio brasileiro. Um deles é o solo fértil. Temos no Brasil, aproximadamente 400 milhões de hectares, e parte ainda não é explorado. Então, podemos ter muito mais do que temos hoje. Outro fator importante é o clima favorável: várias regiões diferentes com seu clima característico. E temos, também, mão-de-obra qualificada aliada à tecnologia, que cada vez mais vem sendo aperfeiçoada para ajudar o trabalho do homem.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é um dos principais fornecedores de produtos agropecuários para o mundo. Os grãos são os itens que mais pesam na exportação, seguido da carne, principalmente a de frango. O país se destaca, ainda, na produção de soja, sendo o segundo maior produtor mundial. 

 


Mídia

Agroindústria no Brasil Panorama Ipea
  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK: