Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Introdução à Genética exponent/google

Introdução à Genética

genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos). Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas. A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.

Conceitos básicos em genética:
Cariótipo: Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.
Hereditariedade: Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.
Genes: Seguimento da molécula de DNA que contém uma instrução gênica codificada para a síntese de uma proteína.
Genótipo: Constituição genética de um indivíduo que em interação com o meio ambiente determina suas características.
Fenótipo: Características ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo.
Cromossomo: Cada um dos longos filamentos presentes no núcleo das células eucarióticas, constituídos basicamente por DNA e proteínas.
Cromossomos Homólogos: Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diploide, apresentando a mesma sequência de lócus gênico.
Lócus Gênico: Posição ocupada por um gene no cromossomo.
Homozigótico: Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos.
Heterozigóticos: Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si.
Dominância: Propriedade de um alelo (dominante) de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto heterozigótica.
Segregação dos Alelos: Separação dos alelos de cada gene que ocorre com a separação dos cromossomos homólogos durante a meiose.
Codominância: Propriedade do alelo de um gene expressar-se sem encobrir ou mesmo mesclar sua expressão com a de seu outro alelo, em indivíduos heterozigóticos.
Interação Gênica: Ação combinada de dois ou mais genes na produção de uma mesma característica.
Herança Quantitativa: Tipo de herança biológica em que uma característica é codificada por dois ou mais genes, cujos alelos exercem efeitos cumulativos sobre a intensidade da característica (peso, altura, pigmentação da pele).

Confira 1º lei de Mendel


Mídia

BiologiaTotal
  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK: