Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Sistema Circulatório (imagens) cyber anato

Sistema Circulatório (imagens)

O bombeamento do coração acontece através de um sistema fechado de tubos (vasos sanguíneos), mantém sangue em movimento através do sistema vascular dia e noite, liberando oxigênio e nutrientes necessários às células, transportando hormônios que auxiliam na regulação das funções corporais, liberando anticorpos e células inflamatórias necessárias para proteger o corpo e removendo produtos de excreção do metabolismo dos tecidos. 

 

O coração apresenta quatro câmaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Os dois átrios são separados por um septo interno assim como os dois ventrículos, mais o átrio e o ventrículo de cada lado comunicam-se através de uma grande abertura. O tecido cardíaco é suprido por sangue recebido do ventrículo esquerdo através das artérias coronárias. O coração apresenta um ritmo que é controlado por um marcapasso um pequeno nodo sinoatrial, ricamente inervado, de fibras cardíacas modificadas que constitui o tecido condutor cardíaco, outro sistema de excitação cardíaca é o nodo atrioventricular.
 
Órgão muscular contrátil que bombeia sangue continuamente através de um sistema fechado de tubos (vasos sanguíneos), por meio de contrações rítmicas. 
  • Libera oxigênio e nutrientes necessários às células
  • Transporta hormônios
  • Libera anticorpos e células inflamatórias
  • Remove produtos de excreção do metabolismo 
  • Circundado pelos pulmões e protegido pelas costelas
  • Voltado à esquerda do plano mediano
  • Ventralmente à cavidade torácica
  • Base orientada dorsalmente
  • Ápice se encontra junto ao esterno
  • Localizado no MEDIASTINO
  • Espaço existente entre as 2 cavidades pleurais que contém os pulmões E e D

Pericárdio: o coração é quase completamente envolvido pelo pericárdio que se adapta com perfeição ao seu redor. O pericárdio é essencialmente um saco fibroso fechado invaginado pelo coração, e seu lúmen fica reduzido a uma simples fenda capilar. Estes espaços contem liquido seroso (liquido pericárdico) que permite o movimento da parede do coração contra o seu revestimento. As laminas visceral e perietal do pericárdio seroso prolongam-se entre si em reflexão completa. A lamina visceral encontra-se perfeitamente aderida a parede do coração que pode ser confundida com uma das partes do órgão e podem ser chamada de epicardio. A lamina parietal adquire um espesso revestimento fibroso (pericárdio fibroso) externo que se funde com a adventícia dos grandes vasos dorsalmente.

Artérias: são compostas de três túnicas sendo: túnica interna, túnica média e túnica externa. As artérias de pequena luz são conhecidas como arteríolas e regulam principalmente o fluxo sanguíneo e, portanto, a pressão sanguínea periférica.

Veias: apesar das paredes serem mais delgadas apresentam uma estrutura semelhantes à das artérias. As menores, chamadas de vênulas, não possuem músculo e podem passar através de diversas confluências sucessivas ates de adquirirem este componente da parede. A túnica interna é sempre fina e não possuem membrana elástica; sua principal característica é seu envolvimento nas valvas. A túnica media é relativamente fraca e principalmente muscular, com pouca mistura de elementos elásticos.

 

Confira a galeria de fotos abaixo:

  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK: