Portuguese English French German Italian Russian Spanish

É o tecido que mais sofre modificações. Caracteriza-se por ser muito rígido e bastante resistente. É composto pela matriz óssea, por células, pelo periósteo e pelo endósteo. O periósteo é composto pela camada fibrosa, mais interna, e pela camada osteogênica, mais externa. Ele se encontra aderido à superfície externa da diáfise do osso. Já o endósteo é formado por fibras reticulares e osteoblastos.

 
Funções
Proteção e sustentação são as principais. Além disso, se destaca por participar do sistema de alavanca, dar apoio para os músculos, aumentar a coordenação e a força dos movimentos, e armazenar substâncias como cálcio e fosfato.
 
Células do Tecido
  •  Osteoblastos: são células jovens que produzem a parte orgânica da matriz óssea. Localizam-se na periferia das trabéculas. A forma destas células está diretamente ligada ao estado de ativação dos osteoblastos. Quanto ativos, são cubóides e quanto inativos são achatados. Também são células polinucleares, grandes e globosas. Localizam-se nas superfícies das trabéculas ósseas e participam do processo de reabsorção do tecido ósseo. Quando fazem depressão na matriz, formas as lacunas de Howship
     
  • Osteócitos: localizam-se no interior da matriz, ocupando os osteoplastos. 


Divisão do Tecido Ósseo
Osso compacto
(denso)
Osso esponjoso (lacunar/reticulado) 

  Compacto Esponsojo
Espaços Medulares Praticamento não tem Muito Amplos
Trabéculas --- Vários - Aspectos Porosos
Canais  Volkmann e Havers ---
Capacidade de Regenerar Sim Sim
     

 

Os canais de Volkmann partem da superfície do osso (interna ou externa), possuindo uma trajetória perpendicular em relação ao eixo maior do osso. Esses canais comunicam-se com os canais de Havers, que percorrem o osso longitudinalmente e que podem comunicar-se por projeções laterais. Ao redor de cada canal de Havers, pode-se observar várias lamelas concêntricas de substância intercelular e de células ósseas. Cada conjunto deste, formado pelo canal central de Havers e por lamelas concêntricas é denominado sistema de Havers ou sistema haversiano. Os canais de Volkmann não apresentam lamelas concêntricas.

 

Histogênese do Tecido Ósseo

  • Ossificação intramembranosa: É um tipo de formação óssea que ocorre no mesênquima dentro de bainhas membranosas.Neste local, as células mesenquimais condensam-se. Algumas células se diferenciam e formam ostoblastos que secretam tecido ósteóide. À medida que o osso é formado, o fosfato de cálcio é depositado no tecido osteóide. (ver imagem)
     
  • Ossificação endocondral: Acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a  ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos. (ver imagem)
     

 

  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK: