Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Latest News

Tecido Nervoso

Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais. Mudanças nas condições do ambiente, tais como sons, choques, calor e frio, são percebidas pelo organismo, que reage adotando uma postura correspondente ao estímulo. Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.   Os neurônios, ou células nervosas, têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alteração do meio. Os neurônios são alongados, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como nos neurônios que se estendem desde nossas costas…

Divisão Celular

Nos organismos sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe (células diploides, 2n), e a meiose, que reduz esse número à metade (células haploides, n).   A mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dor organismos unicelulares eucariontes. É também o processo pelo qual os seres pluricelulares são formados, seja a partir da célula-ovo ou zigoto.   A célula-ovo surge por meio da fecundação, ou seja, da união de gametas (espermatozoides e óvulo), o que permite que os cromossomos do pai e…

Popular News

Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais. Mudanças nas condições…
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com…
É o tecido que mais sofre modificações. Caracteriza-se por ser…
Os órgãos do sistema reprodutor masculino  produzem os gametas por…

Embriologia animal (texto, imagens e vídeo)

O desenvolvimento embrionário compreende quatro etapas:  A primeira etapa dá-se início com o encontro dos gametas, femininos e masculino. É a chamada fertilização ou fecundação. Esse fenômeno da origem ao ovo ou zigoto. A fecundação pode ocorrer de duas formas, interna ou externa. (ver imagem)    A seguir, ocorre a nidação, que consiste da penetração do espermatozoide no óvulo. A penetração do gameta masculino provoca uma série de alterações fisiológicas no óvulo, como exemplo, a conclusão da divisão meiótica, caso ainda não tenha sido completada. Além da formação de uma nova membrana, para impedir a penetração de mais de um…

Tecido Epitelial (texto, imagem e vídeo)

O tecido epitelial, ou simplesmente, epitélio caracterizam-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular, representada basicamente por glicoproteínas com função de adesão. Ele reveste todas as superfícies internas e externas (tecido epitelial de revestimento) e forma glândulas (tecido epitelial glandular ou de secreção). Não possuem vasos sanguíneos, recebendo alimento do tecido conjuntivo sobre o qual repousa.   Exerce as seguintes funções: Proteção Secreção Absorção Excreção Difusão Recepção de sensações Limpeza Redução de fricção   Características gerais: Células justapostas. Ausência de substância intercelular (pouca quantidade). Células apoiadas à membrana basal. Não possuem vasos sanguíneos (avascularizados). Não possuem inervação,…