Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Latest News

Músculos da face e do pescoço do cão

É a parte da anatomia que estuda os músculos, e estes por sua vez são órgãos capazes de contração devido a um estimulo do sistema nervoso central. Os músculos são elementos ativos dos movimentos, pois os tornam possíveis e, além disso, unem a parte óssea e determinam a postura do esqueleto. Nos organismos multicelulares, as células musculares possuem as propriedades de condutividade e contratilidade.   Os músculos são classificados em: músculo liso, músculo estriado cardíaco e músculo estriado esquelético, sendo que todos apresentam a mesma origem embrionária.    Saiba mais em Tecido Múscular       Confira abaixo às imagens…

O que é Artrologia

As articulações representam a união entre duas extremidades compostas por ossos e ou cartilagens e que possibilitam a conformação e a movimentação do indivíduo. É possível classificá-las de diversas formas, sendo mais comum: Fibrosas (ver imagem) Cartilaginosas (ver imagem) Sinoviais (ver imagem) A primeira possui baixa mobilidade e é encontrada nos ossos do crânio; a segunda representa as sínfises ósseas, como a pélvica e placas epifisárias de ossos longos. São temporárias e se transformam em tecido ósseo antes da idade adulta; Já a terceira é o conjunto formado por duas ou mais extremidades ósseas, cobertas por cartilagem hialina, envolvidas por membrana e preenchidas por líquido sinovial.…

Popular News

 O sistema nervoso,  juntamente com o sistema endócrino, capacitam o…
O sistema nervoso,  juntamente com o sistema endócrino, capacitam o…
É a parte da anatomia que estuda os músculos, e…
A osteologia é a parte da anatomia que estuda os…

Osteologia equina - esqueleto apendicular

A osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos, e que tem funções de: Sustentação do corpo; Atuam como alavancas; Dão proteção a órgãos; Servem de apoio p/ músculos e tendões; Reservas de minerais (especialmente o cálcio e fósforo); Função hematopoiética (medula óssea).   Confira logo abaixo a galeria de imagens do esqueleto: Apendicular – que é representado pelos ossos dos membros torácicos e pélvicos.

O que é osteologia

A osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos, e que tem funções de: Sustentação do corpo; Atuam como alavancas; Dão proteção a órgãos; Servem de apoio p/ músculos e tendões; Reservas de minerais (especialmente o cálcio e fósforo); Função hematopoiética (medula óssea). Obs: A função hematopoiética é a produção de células sanguíneas através da medula óssea vermelha.   Exoesqueleto – são formações duras, situadas externamente no corpo de alguns animais. Ex: casco de tartaruga e tatu. Endoesqueleto – é o arcabouço interno, objeto de estudo da osteologia.   DIVISÕES DO ESQUELETO O esqueleto é dividido em três grandes…