Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Qual o animal de estimação ideal para você? Getty Images

Qual o animal de estimação ideal para você?

Antes de você decidir por um animal de estimação, pense sobre as características básicas de cada tipo e escolha a que mais se adequa ao seu estilo de vida.

Ter um bichinho de estimação vai além da “fofurice” do animal, envolve responsabilidade e certos gastos. Podem ser adotados ou comprados, mas o importante é lembrar que farão parte da família por bastante tempo, inclusive em férias e feriados. 
Ressaltando que abandono animal é crime previsto em lei, os animais se apegam muito aos donos e sofrem quando abandonados. Os bichinho são eternas crianças, devem ter supervisão e aprendizado constante. 
 
Cachorros
É o animal ideal para quem tem disposição e tempo. São os animais que mais precisam de atenção. Deve-se atentar para a raça ou herança do animal (no caso dos vira latas) pois há animais mais tranquilos em temperamento e há animais que necessitam gastar muita energia. 
Você deve avaliar se essa necessidade de atividades condiz com seu estilo de vida, se você quer um cão para ficar com você no sofá ou se quer um cão para ir correr no parque. 
Animais como shihtzu e buldogues, são mais tranquilos, já Golden e border collie são extremamente ativos. Se você quiser um cão de guarda, deve lembrar que são raças mais robustas, que precisam de treinamento constante e necessitam que você passe mais tempo com ele. Quem tem crianças ou idosos em casa, deve ter atenção redobrada com cães de guarda.
Atente-se também para o espaço físico que você tem disponível. Animais menores se adaptam melhor aos apartamentos e animais maiores necessitam de um quintal.
 
Quais são as necessidades básicas de um cachorro?
Passeios diários, por pelo menos uma vez ao dia; alimentação de duas a três vezes por dia; banhos quinzenais ou semanais; alguns precisam até de escovação dos pelos diária, para evitar nós. 
Treinamento para obediência, adestramento também é importante, pois eles precisam ser ensinados a fazer xixi no lugar e não podem destruir seu sofá! Como eles precisam de uma atenção maior, você deve considerar se passa longos períodos fora de casa, ou se viaja muito.
Também devemos lembrar sobre a questão financeira, criar um cachorro custa em média R$1.500,00 ao ano.
 
Gatos
É o animal ideal para quem passa mais tempo fora de casa ou mora em pequenos espaços. É um animal mais independente, fica muito bem enquanto o dono está fora de casa, porém muito sociável e afetuoso. Necessitam menos energia do dono.
 
Quais são as necessidades básicas de um gato?
Eles necessitam de um cantinho com caixinha de areia para suas necessidades; alimentação de duas a três vezes ao dia; arranhadores e outros brinquedos são importantes para evitar que seus móveis possam ser estragados. 
Se você morar em apartamento, é importante que seja instalado em todas as janelas telas de proteção (eles se jogam mesmo!). 
Se você mora em casa e que deixar que eles saiam para dar um passeio pela vizinhança, a castração é ideal para evitar brigas e filhotes não desejados (doar gatos tem sido muito difícil). 
 
Se você viaja por longos períodos de tempo, deve pensar duas vezes antes de ter um gato, pois ao contrário dos cachorros, eles não aceitam fácil ir para todos os lugares e ficam depressivos se ficam muito tempo sozinhos. 
Gatos sobem em cima de todos os móveis, e por terem unhas finas, podem deixar algumas maquinhas neles. Se você é alérgico à pelos, deve ficar atento, pois eles soltam bastante.
Gatos podem tomar banhos quinzenais, e o ideal é começar com essa rotina desde filhotes, para que se acostumem com a ida ao petshop. 
Os gastos anuais com gatos é um pouco menor do que com cachorros, podendo chegar a R$850,00 ao ano.
 
Peixe de Aquário
É o animal ideal para pessoas solteiras, que moram sozinhas, que não tem uma rotina estabelecida ou que não gosta de bagunça pela casa.
O peixinho pode também ser o primeiro animal para crianças, onde se aprende a responsabilidade e o carinho com os bichinhos. Tem baixa manutenção. 
 
Quais são as necessidades básicas de um peixe?
Como todo animal, ele necessita de alimentação diária, limpeza semanal do aquário com controle de pH e possíveis doenças de água e um filtro de água. Para os peixes Beta, não há necessidade de filtros e nem de aquários grandes, sendo necessário a troca da água a cada 15 dias. 
Se você quer um animal para brincar ou ficar no colo, esqueça os peixes. A interação com os peixinhos é bem limitada.
 
Hamster
É o animal ideal para quem não tem muito espaço em casa, para quem não quer bagunça e quer um animal fofo e peludinho. Por ficarem em gaiolas, a bagunça deles é reduzida apenas ao seu espaço delimitado. 
 
Quais são as necessidades básicas de um hamster?
Uma gaiola de tamanho razoável para que ele possa se movimentar com tranquilidade, uma rodinha de exercícios, potinhos de comida e um bebedouro. O espaço deles deve ser limpo de duas a três vezes por semana, deixar a gaiola em local arejado. 
Se você viaja, eles são animais que podem ficar por até dois dias sozinhos, após esse período, você precisa que alguém reponha a comida e troque a água deles.
Lembre-se que são animais que se reproduzem muito se você for cria-los em casais. Lembre-se também que são roedores, e tem por necessidade básica roer. Se você os soltar pela casa, fique de olho, pois podem roer móveis e fios elétricos. E como são pequenos, eles podem se esconder!
 
Pássaros
É o animal ideal para crianças ou idosos. Para quem tem espaço para uma gaiola mas não vai interagir o dia todo com o animal. 
Algumas raças de pássaros podem ficar parte do seu dia soltas, sem o perigo de fugir, como os papagaios e calopsitas.
 
Quais são as necessidades básicas de um pássaro? 
Uma gaiola, que não pode ser pequena, limpeza dessa gaiola diariamente, alimentação e troca de água. Se você passar parte do dia fora de casa, pensa na possibilidade de ter um casal, pois um faz companhia com o outro. Se você viajar, lembre-se de pedir para alguém alimentar seu pássaro!
Não é um animal de colo ou de brincadeiras, são animais mais delicados. E tome cuidado com canários ou periquitos em apartamentos, pois a cantoria pode incomodar os vizinhos!
 
Tartaruga
É o animal ideal para pessoas ou famílias que vivem em casas com jardim e não querem se preocupar muito com o animal. 
Pode ficar junto com outro animal de estimação, desde que este seja um animal comportado. São animais independentes e com pouca interação.
 
Quais as necessidades básicas de uma tartaruga?
São animais com expectativa de vida acima de 40 anos, crescem durante a vida toda e por isso precisam de espaço. Necessitam de alimentação diária. Para os cágados, há a necessidade de um aquário ou lago artificial.
Se você não tem futuro planejado, não é recomendado ter uma tartaruga em casa, já que vivem bastante. E lembre-se de tomar cuidado se tiver cachorro ou gato, pois eles podem agredir a tartaruga!
 
Outros animais de estimação
Você pode optar por um ferret, uma chinchila, ou qualquer outro animal de estimação, mas lembre-se pesquisar antes os hábitos e necessidades deles, para saber se você vai saber cuidar e ter disposição para cuidar desse animalzinho. 
Lembre-se que são seres vivos, com necessidades específicas. E abandonar ou maltratar animais é crime, está previsto em lei, com penas que variam de multa à prisão. 
 
  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK:

Sobre o autor

Website.: www.stefanypp.wix.com/stefany

Zootecnista formada pela Unesp de Ilha Solteira. Trabalha com Alimentação Nutricional, Florais de Bach, Pet Sitter e Dog Walker.

Contato: (11) 98161-8802 / 97229-3480
São Bernardo do Campo - São Paulo

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Stefany Palma Portugal

Mais Vistos

Principais raças de ovinos

Principais raças de ovinos

Aqui estão listadas as principais raças de ovinos onde podemos...

Confinamento de boi de corte

Confinamento de boi de corte

É chamado de confinamento o sistema de criação de bovinos...

Abscessos causados por brigas em gatos

Abscessos causados por brigas em gatos

Um abscesso se desenvolve quando germes ficam presos sob a...

Ausência de ânus em cães e gatos

Ausência de ânus em cães e gatos

Atresia anal associada a fístula retrovaginal em cães A ausência...

Sanidade em pequenos ruminantes

Sanidade em pequenos ruminantes

A produção de pequenos ruminantes tem apresentado um crescimento mundial...

Ingestão de corpo estranho em cães

Ingestão de corpo estranho em cães

Com grande frequência atendemos pacientes onde os tutores relatam a...

Verminose Equina

Verminose Equina

Os equinos apresentam grande variedade de parasitos, principalmente vermes. Algumas...

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

A cólica equina é uma doença que afeta o aparelho digestivo e...

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

A baixa taxa de açúcar no sangue, tecnicamente chamada de...

Colostragem de bezerros leiteiros

Colostragem de bezerros leiteiros

Um dos aspectos mais importantes no sucesso na criação de...

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Paresia bovina do parto, ou também conhecida como Febre do...

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Os carrapatos afetam muito mais os cachorros do que os...

O gato Persa

O gato Persa

História   Por volta dos anos 1600, um viajante Italiano,...

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

A inclusão de forragem na dieta de bezerros leiteiros foi...

Raça: Maine Coon

Raça: Maine Coon

História   Uma das raças mais antigas na América do...

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

A Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose) É enfermidade infecto-contagiosa crônica de localização...