Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Obra na exposição "Feito por Brasileiros" promove maus-tratos a animais reprodução

Obra na exposição "Feito por Brasileiros" promove maus-tratos a animais

Cobras, escorpiões, caranguejeiras, galos de rinha e cachorros da raça pitbull - esses são animais que dificilmente ocupariam o mesmo espaço na natureza ou em cativeiro. Seria menos provável ainda encontrar esses predadores amontoados uns com os outros a esmo e em grande número. Todavia, essa foi a ideia que o artista Adel Abdemessed teve para produzir a obra audiovisual "Usine", que fica em exposição até 12 de outubro em São Paulo. O resultado é um violento vídeo de um minuto e meio que acompanha os ataques e os grunhidos de sofrimento dos animais confinados juntos. 

A peça está sendo exibida em looping na parede de uma das salas do antigo Hospital Matarazzo e pode ser vista por pessoas de todas as idades como parte da mostra "Made by... Feito por Brasileiros". Apesar do nome que a exposição leva, nem o autor e nem a obra são verde-e-amarelo: Abdessemed é de origem argeliana e o vídeo foi feito no México. No Brasil, uma filmagem semelhante poderia ter implicações legais, uma vez que a promoção de brigas entre animais da mesma ou de espécies diferentes é considerada crime desde 1934. 

Crueldade é arte?

"Esses animais não estariam em situação semelhante na natureza. São espécies diferentes que foram confinadas juntas intencionalmente para que se atacassem e ferissem umas às outras diante das câmeras", explica Rosangela Ribeiro, diretora da World Animal Protection no Brasil. 

Ela rebate a justificativa apresentada pela mostra "Made by... Feita por Brasileiros" de que o vídeo levanta questões sobre a violência da natureza, destruição e sobrevivência. "É uma violência provocada, não é o que encontraríamos normalmente na natureza, não há nenhum valor educacional ou qualquer autenticidade". Para ela, o artista se aproveita do controle humano sobre os animais e do conhecimento sobre os seus instintos para forçá-los a uma situação anormal de sofrimento. "A crueldade e a violência nunca devem ser consideradas arte", ressalta. 

Abdemessed já foi acusado de maus-tratos aos animais em diferentes ocasiões. O artista teve um de seus vídeos removidos de uma mostra no Instituto de Arte de São Francisco, nos Estados Unidos, em 2008. As imagens mostravam diferentes animais - incluindo cavalos, cabras, porcos e cervos - sendo abatidos com um golpe de marreta na cabeça em frente às câmeras. No mesmo ano, a obra foi rejeitada pela Bienal Internacional de Glasgow, na Escócia. Outra peça controversa sua, intitulada "Who's afraid of the big bad wolf?", trazia mais de 500 bichos desnecessariamente mortos e empalhados. Ativistas pelos direitos dos animais protestaram contra Abdessemed também em Turin, na Itália, em 2009. E no ano passado, uma petição com mais de 15 mil assinaturas tentou impedir que "Usine" (vídeo que está em São Paulo) fosse exibido no Museu de Arte Moderna Mathaf, em Qatar. 

Mais polêmica

Com curadoria do francês Marc Pottier, a exposição "Made by... Feito por Brasileiros" também enfrentou críticas ao inaugurar, na última semana. Os motivos são outros, todavia: a mostra tem sido vista por artistas e moradores da região como uma tentativa de legitimar um novo empreendimento imobiliário no local, comprado há três anos pelo grupo francês Allard. O Hospital Matarazzo foi tombado em 1986 como patrimônio histórico cultural, mas teve o seu tombamento revogado. A possibilidade de demolição surpreendeu e indignou até mesmo artistas da mostra, como a mineira Sônia Gomes - que usou gaiolas vazias amarradas às árvores do local para criticar o aprisionamento de pássaros. 

"Este é um tipo de trabalho que se vale da arte para expor o sofrimento dos animais - e não o contrário", elogia a diretora da World Animal Protection. Nossa ONG atua em mais de 50 países e se opõe a todo tipo de maus-tratos aos animais, incluindo o uso dos mesmos para entretenimento e fins artísticos.

Denuncie

Junte-se a nós e mostre a sua indignação. Acesse a página oficial da mostra no Facebook ou envie um e-mail para o contato disponibilizado no site da "Made by... Feito por Brasileiros", pedindo para que o trabalho "Usine" de Abdessemed seja removido da exposição. Maus-tratos a animais não é arte, é crueldade

 

Ação realizada por:
www.worldanimalprotection.org.br

O Vìdeo pode ser conferido no seguinte endereço:
www.youtu.be/fE5e_TMO8Fc

  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK:

Sobre o autor

Website.: www.rblvet.com

Contato
(17) 3218-9529 / (17)9 9147-8374 WhatsApp
São José do Rio Preto - São Paulo

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.