Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Melhoramento Genético em Bovinos Leiteiros resumaodeveterinaria

Luiz Antônio Rodrigues Alves Pereira Júnior – Graduando em Medicina Veterinária – Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS
Bárbara Cardoso da Mata e Silva – Docente da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS
Pamela Itajara Otto - Doutoranda em Genética e Melhoramento na Universidade Federal de Viçosa – UFV

 

O melhoramento genético é uma ferramenta que permite avaliar os animais cuja produção é superior. Há alguns anos, iniciou-se o incremento da genética molecular como uma ferramenta que permite auxiliar na confiabilidade das predições dos animais superiores. Essa ferramenta é denominada marcadores moleculares. Esses marcadores são utilizados como auxilio para o produtor rural, permitindo a localização das regiões genômicas que controlam características de importância econômica, como a produção de leite.


Para identificação das regiões genômicas associadas às características de interesse zootécnico, são coletadas amostras como, por exemplo, pelos da vassoura da cauda, amostras de sangue ou amostras de saliva, as quais contém o DNA dos bovinos a serem avaliados geneticamente. Essas amostras são enviadas a laboratórios credenciados, que sinalizam regiões do genoma e posteriormente, o mapeamento genético, avaliando assim o potencial dos bovinos para produção e transmissão das características desejáveis aos seus descendentes.


Como ocorre a marcação do DNA
A tecnologia de análise molecular da variabilidade do DNA permite determinar pontos de referência nos cromossomos, tecnicamente denominados marcadores moleculares. São, portanto, caracteres com mecanismo de herança simples que podem ser transmitidos de pai para filho, e empregados para avaliar as diferenças genéticas entre dois ou mais indivíduos. Tais marcadores podem ser utilizados para as mais diversas aplicações, entre elas, a determinação de paternidade, construção de mapas genéticos, mapeamento de características de herança quantitativa, isolamento de genes, seleção assistida por marcadores.

 

Seleção assistida por marcadores moleculares
Utilizando informações sobre a fisiologia de genes homólogos de humanos e camundongos, genes de interesse para a produção animal são alvo de estudos (gene candidato). Por meio de clonagem posicional utilizando mapeamento comparativo, estes genes podem ser isolados. Uma vez conhecidos, as características dentro destes genes podem ser identificadas por meio da técnica de marcadores e estudos de associação às características, e podem ser realizados para determinar a magnitude de seu efeito. Neste caso não é necessária uma população de descendentes, uma vez que o marcador é parte do próprio gene.

Uma vez detectados, os marcadores associados a uma determinada característica de interesse (sejam eles ligados ao gene ou no próprio gene), é possível selecionar os indivíduos com base no marcador sem que haja necessidade de avaliar o fenótipo.

Esta estratégia, denominada de “Seleção assistida por marcadores”, oferece benefícios potenciais quando se trata de características da baixa herdabilidade, de difícil e/ou de alto custo de medição ou que se mensuram em uma idade avançada como:
– Resistência a doenças
– Qualidade da carne (maciez ou marmoreio)
– Fertilidade
– Eficiência produtiva
– Qualidade e quantidade de leite
Com a identificação de marcadores ligados a características de interesse econômico, touros jovens podem ser selecionados logo após o nascimento, para características de produção de leite, por exemplo, com base em seus genótipos, proporcionando aumento no ganho genético, principalmente pelo aumento na acurácia de seleção em idade mais jovem.
Desta maneira, animais com alto potencial genético podem ser mantidos em um programa de melhoramento genético enquanto, aqueles com baixo potencial podem ser descartados, evitando-se custos despendidos para a manutenção do animal por vários anos.
Com a utilização da seleção assistida por marcadores juntamente com a seleção fenotípica e os acasalamentos direcionados, é possível combinar características de duas ou mais raças em progênies que provavelmente possuirá características selecionadas desejáveis.

 

Direcionamento do acasalamento
Após a análise e seleção dos animais, os laboratórios enviam juntamente com os resultados, os touros com perfis que agregarão melhor resultado a progênie, com um leque de três touros para cada fêmea, ficando o critério da escolha para o proprietário.

 

Relatos
De acordo com relatos de alguns criadores que utilizam a seleção assistida por marcadores, esse tipo de técnica é um investimento compensatório, já que se consegue obter um resultado a curto prazo, não sendo mais necessária a espera de cerca de dois anos para a maturação sexual e inicio da produção da fêmea, ou seja, apenas após a avaliação do potencial produtivo do animal., evitando-se assim gastos desnecessários com animais que não possuem a constituição genética desejada para o tipo de criação, além de os resultados obtidos serem mais apurados.

Custo
O custo gira em torno de 160 a 220 reais por animal, algo em torno de 40 a 55 dólares dependendo da valorização deste em relação ao real, valores referentes ao ano de 2015. Este gasto, quando comparado com o custo de manutenção do animal até a avaliação de seu potencial produtivo e reprodutivo se revela bastante vantajoso.
Dessa forma para qualquer que seja o seguimento, como produção de carne ou leite, ou até mesmo em outras criações, a seleção assistida por marcadores moleculares vem para agregar valor à produção, com a possibilidade de aumentar os ganhos genéticos com acasalamentos direcionados e manejo eficiente do plantel. 

  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK:

Sobre o autor

Website.: www.facebook.com/barbara.cardosodamata

Doutora em Zootecniapela pela Universidade Federal de Minas Gerais  e atualmente professora da Universidade José do Rosário Vellano atuando na área de comportamento, bem-estar e bioclimatologia de animais domésticos bem como,  qualidade do leite e nutrição de vacas leiteiras.

Alfenas - Minas Gerais

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais Vistos

Principais raças de ovinos

Principais raças de ovinos

Aqui estão listadas as principais raças de ovinos onde podemos...

Confinamento de boi de corte

Confinamento de boi de corte

É chamado de confinamento o sistema de criação de bovinos...

Abscessos causados por brigas em gatos

Abscessos causados por brigas em gatos

Um abscesso se desenvolve quando germes ficam presos sob a...

Ausência de ânus em cães e gatos

Ausência de ânus em cães e gatos

Atresia anal associada a fístula retrovaginal em cães A ausência...

Sanidade em pequenos ruminantes

Sanidade em pequenos ruminantes

A produção de pequenos ruminantes tem apresentado um crescimento mundial...

Ingestão de corpo estranho em cães

Ingestão de corpo estranho em cães

Com grande frequência atendemos pacientes onde os tutores relatam a...

Verminose Equina

Verminose Equina

Os equinos apresentam grande variedade de parasitos, principalmente vermes. Algumas...

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

A cólica equina é uma doença que afeta o aparelho digestivo e...

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

A baixa taxa de açúcar no sangue, tecnicamente chamada de...

Colostragem de bezerros leiteiros

Colostragem de bezerros leiteiros

Um dos aspectos mais importantes no sucesso na criação de...

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Paresia bovina do parto, ou também conhecida como Febre do...

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Os carrapatos afetam muito mais os cachorros do que os...

O gato Persa

O gato Persa

História   Por volta dos anos 1600, um viajante Italiano,...

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

A inclusão de forragem na dieta de bezerros leiteiros foi...

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

A Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose) É enfermidade infecto-contagiosa crônica de localização...

Raça: Maine Coon

Raça: Maine Coon

História   Uma das raças mais antigas na América do...