Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Criação eficiente de novilhas leiteiras lavet.com.mx

Camila Flávia de Assis Lage
Médica Veterinária (UFMG) – Mestranda em Zootecnia (UFMG)
Rafael Alves de Azevedo
Zootecnista (UFMG) – Mestre em Ciência Agrárias (UFMG) – Doutorando em Zootecnia (UFMG)

 

Para o sucesso na atividade leiteira nos dias atuais é importante reconhecer que as novilhas são investimento importante para o futuro. Gerenciar o desenvolvimento das mesmas e o custo dessa operação é algo fundamental. Infelizmente, em muitas fazendas, essa categoria é a mais negligenciada no sistema de produção.
O objetivo principal para a criação de novilhas é obter animais com 22 a 24 meses ao primeiro parto para animais da raça Holandesa e 26 a 27 meses para animais mestiços da raça Girolando. Isso pode ser alcançado através de boa nutrição e práticas de manejo que mantenham o animal sadio. Alguns dos principais pontos para o sucesso de um programa de criação de novilhas rentável são:

Melhoramento genético : É sempre importante que uma geração seja mais eficiente que a outra para maior rentabilidade do sistema. Para isso, é importante avaliar a necessidade de características melhoradoras em cada propriedade para o melhor direcionamento de acasalamento. Além disso, a escolha da raça mais adequada para o ambiente proposto causará menos estresse nos animais e consequentemente melhor desempenho.

  

Sanidade: Para manter boas taxas de desempenho é importante a manutenção de um bom programa de saúde durante o período de crescimento das novilhas. Isso inclui vacinação, vermifugação e tratamentos de doenças . Nessa fase devemos estar atentos, principalmente, à tristeza parasitária bovina. Todos os protocolos utilizados devem ser feitos por profissionais capacitados.

Consciência econômica: Os custos envolvidos na criação de novilhas é uma questão importante para os produtores de leite. Animais de reposição normalmente representam 15 a 20% dos custos de produção de leite. Estes custos podem variar de fazenda em fazenda, dependendo de gestão individual.

Taxas de morbidade e mortalidade: A redução dos custos com criação de animais de reposição começa com uma redução na taxa de morbidade e mortalidade de bezerros e dependem de ferramentas de manejo como colostragem, ambiência das instalações , alimentação adequada e cuidados com os recém-nascidos. Além disso, boas práticas sanitárias (vacinação, vermifugação, etc.) também são importantes no período pós-desmama e contribuirão para redução dos custos de criação de novilhas. 

  

Taxas de reposição do rebanho: A idade ao primeiro parto junto com a taxa de reposição do rebanho são os fatores que mais influenciam os custos de novilhas uma vez que influencia o número de animais que devem ser criados para manter um rebanho estável de animais em lactação. Quando aumenta a idade ao primeiro parto, aumenta também o custo com alojamento, alimentação, trabalho e gestão. Os custos para manter essas novilhas extras podem ser enormes e fazer uma grande diferença no potencial de lucro da fazenda.

Custos totais envolvidos na criação de novilhas: É importante para os produtores, compreenderem quais os custos totais envolvidos na criação de novilhas. Para ter sucesso na atividade é necessário conhecer os custos atuais, a fim de prever os custos futuros.
Os custos de propriedade incluem instalações, equipamentos, imóveis, máquinas, depreciação, juros sobre o investimento, reparos, impostos e seguros. Muitas desses, os quais podem parecer óbvios para o proprietário, podem ficar esquecidos. O cuidado deve ser dado a todos os custos de propriedade, ao avaliar um programa de criação de novilha.
Os custos operacionais incluem alimentação, trabalho, cuidados veterinários, os custos de reprodução e suprimentos. Estas variam quase proporcional ao número de novilhas. Com boa manutenção de registros, os custos mais variáveis são de fácil compreensão. O calculo dos custos irão fornecer aos gerentes a capacidade de avaliar as áreas de força e fraqueza dentro de seu programa de criação de novilhas, e o custo real do seu programa de recria permite ao produtor tomar decisões operacionais mais rentáveis. Seleção de métodos de gestão que podem reduzir a despesa da recria pode ter um impacto significativo sobre o custo total para criar uma novilha.
 

  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK:

Sobre o autor

Website.: www.facebook.com/rafaelazevedo19

Zootecnista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Agrárias pelo programa de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Nutrição Animal da UFMG (GENA), onde desenvolveu atividades de pesquisa em avaliação de alimentos para ruminantes e de desempenho de bezerros e bezerras leiteiras em diferentes sistemas de aleitamento. Atualmente é doutorando do programa de Zootecnia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, área de Produção Animal, sub-área Ruminantes, desenvolvendo pesquisas com aumento do teor de sólidos totais do leite e o seu impacto sob o desempenho, desenvolvimento e composição de ganho de bezerros leiteiros.

Contato: (31) 9453-6228
Belo Horizonte - Minas Gerais

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais Vistos

Principais raças de ovinos

Principais raças de ovinos

Aqui estão listadas as principais raças de ovinos onde podemos...

Confinamento de boi de corte

Confinamento de boi de corte

É chamado de confinamento o sistema de criação de bovinos...

Abscessos causados por brigas em gatos

Abscessos causados por brigas em gatos

Um abscesso se desenvolve quando germes ficam presos sob a...

Ausência de ânus em cães e gatos

Ausência de ânus em cães e gatos

Atresia anal associada a fístula retrovaginal em cães A ausência...

Sanidade em pequenos ruminantes

Sanidade em pequenos ruminantes

A produção de pequenos ruminantes tem apresentado um crescimento mundial...

Ingestão de corpo estranho em cães

Ingestão de corpo estranho em cães

Com grande frequência atendemos pacientes onde os tutores relatam a...

Verminose Equina

Verminose Equina

Os equinos apresentam grande variedade de parasitos, principalmente vermes. Algumas...

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

A cólica equina é uma doença que afeta o aparelho digestivo e...

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

A baixa taxa de açúcar no sangue, tecnicamente chamada de...

Colostragem de bezerros leiteiros

Colostragem de bezerros leiteiros

Um dos aspectos mais importantes no sucesso na criação de...

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Paresia bovina do parto, ou também conhecida como Febre do...

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Os carrapatos afetam muito mais os cachorros do que os...

O gato Persa

O gato Persa

História   Por volta dos anos 1600, um viajante Italiano,...

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

A inclusão de forragem na dieta de bezerros leiteiros foi...

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

A Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose) É enfermidade infecto-contagiosa crônica de localização...

Raça: Maine Coon

Raça: Maine Coon

História   Uma das raças mais antigas na América do...