Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Brincadeiras e brinquedos para gatos kittentoob

Brincadeiras e brinquedos para gatos

Brincadeiras são essenciais para o bem estar do seu gato ou gata, promovendo distrações e estímulos mentais ao bichano. Gatos adoram brincar! E sabe do que mais? Eles brincam e se divertem muito mais quando a brincadeira é com seu dono! É isso mesmo, estudos mostram que os gatos gostam de brincar interagindo com o dono. Além de gostar, a interação do dono com o gato em brincadeiras fortalece a relação. Conseguimos inclusive estabelecer limites, como por exemplo, que morder, arranhar e caçar humanos não é uma brincadeira permitida. Se você é o tipo de dono que brinca com seu gato pode já ter percebido isso. Quando deixo algum brinquedo para a Gata Lia brincar sozinha, ela até se entretém por um tempo, mas logo para. Quando eu me envolvo na brincadeira, ela não tem fim. E é uma delícia brincar com eles, eles fazem milhões de fofurices, pulos desajeitados, carinhas lindas, coisas únicas do momento.

Por serem carnívoros essenciais (tem naturalmente o instinto de caça). Logo, suas brincadeiras favoritas simulam movimentos de caçada.

Por esse instinto ainda selvagem, a falta de estímulos e distrações promovem a falta de bem estar e estão relacionadas a problemas de socialização e de comportamento, como ansiedade e depressão, agressividade e arranhaduras em móveis. A falta de atividades trás também uma tendência maior a obesidade.

É claro que cada gato tem preferências diferentes em relações a brinquedos, mas no geral, brilhos e brinquedos que se movimentem rapidamente (eles tem mais facilidade de enxergar coisas em movimento) e façam algum tipo de barulho (eles escutam muito melhor do que a gente) atraem os felinos. Essas características imitam a caça, onde qualquer movimento ou barulho era detectado pelos felinos e eles iam atrás da caça.

Quanto maior a diversidade de estímulos, melhor. E aí, existe uma variedade de brinquedos disponíveis no mercado para todos os gostos e bolsos. Arranhadores pequenos e os gigantes, túneis, casinhas lindas, bolinhas, ratos, varinhas, brinquedos com catnip. A variedade é bem grande, mas nós podemos também divertir e fornecer bem estar aos nossos bichanos com economia. Podemos fazer vááários brinquedos para eles. Quer dicas? Vamos lá.

Arranhadores: Esse é muito importante para os gatos porque eles precisam naturalmente afiar as unhas e se você não quer que ele use seu móvel preferido, é melhor adquirir um desse. Existem uma imensidão de variedades. Com caminha junto, sem caminha, com várias alturas, de pelúcia, com catnip, enfim, muitos tipos. Mas a gente pode fazer um arranhador também. Você pode usar um tubo de PVC, pode usar esses rolos de madeira que empresas usam para enrolas fios, um pedaço de madeira,um tronco. E aí você pode enrolar corda nesse material. Pode dar nó no começo e no final e não usar cola no meio, pode suar cola na extensão toda da corda, como preferir. Isso pensando em arranhadores verticais. Podemos pensar em arranhadores horizontais também. Você pode usar também um pedaço de madeira redondo e baixo e colar a corda em cima, montando como se fosse um caracol.

Bolinha de papel: amassado amarrado na ponta de umbarbante. Você pode deixar esse barbante amarrado em qualquer maçaneta, cadeira ou lugar fixo, mas pode também você mesmo brincar com o barbante.

Varinha:  Você pode utilizar qualquer plástico duro e comprido e mexer ele rapidamente na frente do gato. Pode ainda colar uma fita na ponta, para que tenha algo móvel. Pode também amarrar uma corda com uma bolinha de papel na ponta em uma extremidade de um pedaço de madeira ou plástico (uma vara, um graveto ou qualquer material de plastico comprido, para ficar como se fosse uma varinha mesmo).

Caneta, lápis: Só pegar um desses e mexer na frente do gato, ele vai querer pegar. Só tome sempre cuidado com as pontas, ok!

Qualquer folha de papel arrastando no chão. Quando a gente esta folheando qualquer coisa, eles tem interesse em xeretar. Pois bem, vamos pegar qualquer folha de papel e mexer nela que ele também vai se interessar.

Lençol: Por a mão embaixo do lençol ou embaixo da folha de papel. Mexer a mão rapidamente embaixo de qualquer coisa é extremamente divertido para eles, é como se fosse um bichinho se escondendo do grande poder de caça de um Persa. Até mesmo puxar as dobrinhas que ficam naturalmente no lençol, sabe? Eles também gostam.

Caixa de pizza: Sabe aquele dia que você pediu pizza e não soube o que fazer com a caixa de papelão? Dar de brinquedo oara seu gato! Claro, higienizada, por favor. Você pode deixá-la de vários jeitos, um deles é colocar uma daquelas bolinhas com guizo dentro e na tampa fazer uns buracos e lacrar a caixa. O seu gato vai tentar caçar a bolinha que esta lá dentro pelos buracos.

Caixas de papelão: (com ou sem buracos). Simples, qualquer caixa de papelão serve. Você pode simplesmente deixar ela aberta e funcionar até de caixinha para o gato (caixinha pra dormir, não para as necessidades) e brincar com as outras coisas enquanto ele estiver lá dentro, como se os objetos estivessem brincando de esconde esconde com seu gato. Você pode também fazer buracos na caixa e brincar do mesmo jeito. É legal fazer os buracos porque assim existem mais lugares possíveis para a “presa” aparecer.

Pedaço de barbante: Amarrar umas penas em vários pontos (pedaço de barbante comprido o suficiente para ficar da sua mão até o chão ou então pendurado em algum lugar).

Túnel para gatos: Também a venda em vários sites.

Bolinhas com guizo dentro: São vendidas em clínicas veterinárias e na internet você encontra facilmente. Tem para todos os gostos também.

Brinquedos com comida:  Existem no mercado de petshops alguns brinquedos redondos que você coloca a ração ou um petisco dentro e tem uma saída pequena, e o gato tem que ficar brincando, mexendo e rolando o brinquedo para ele conseguir o grande prêmio, a comida!

Gelo com comida dentro: Isso mesmo, você pode pegar uma forminha de gelo a parte, colocar água e um ou dois grãos de ração dentro e por para congelar normalmente. Depois tira uma pedrinha e de para seu gato lamber, lamber, lamber até conseguir sua deliciosa ração!

Aplicativos em tablets: Sim, existem alguns aplicativos para baixar para os gatos. Tem um bacana que é um ratinho que fica passando na tela e se o gato “pega” ele (bate a pata em cima), ele faz até barulho.

Brinquedos com catnip: Há também uma grande variedade de brinquedos para comprar que vem com catnip dentro deles. Seus gatos vão se hipnotizar.

Bolinha de ping pong: Acredite, alguns gatos gostam disso. Eu tive um gato que ficava acompanhando com a cabeça o movimento da bolinha pingando e depois ir pegar, era muito engraçado.

Canudos: Tipo o mesmo princípio da caneta e do lápis. Cuidado para que o gato não destrua o canudo e engula algum pedaço, ok.

Sacolinhas plásticas: Experimente colocar a mão dentro de uma sacolinha e chacoalhar. Eles vão tentar te pegar.

Bichos de pelúcia: É, alguns gatos gostam de brincar com os bichinhos de pelúcia das crianças, então porque não, para esses gatos, comprar um para eles?

 

Correr do gato ou atras dele. É engraçado pensar que dá pra brincar de correr com os gatos. Mais eu juro que eu brinco de pega pega com a Lia. Hora ela corre atras de mim, hora eu corro atras dela. Preciso gravar um vídeo para provar. Tentem, é muito legal. Só cuidado para não matar de susto o bicho que não está acostumado.

Arrastar o tapete no chão. Claro, se o gato puder arranhar o tapete em questão. Só o fato de você ficar mexendo o tapete no chão já é uma chamada para brincadeira que muitos gatos gostam. O melhor é que você pode fazer isso com o pé mesmo, enquanto estiver fazendo qualquer outra coisa. Quando a Gata Lia é baby, ela muitas vezes dormia em cima do meu tapete. E aí eu começava a mexer no tapete e ela rolava em cima dele e adorava (porque ela era levinha, fica super divertido para filhotes).


Enfim, existe uma diversidade de opções, tanto para compra como para feitio em casa, não há desculpa para deixar nossos lindos sem bem estar. Você pode associar os brinquedos, inventar novos jogos, tudo pode virar brincadeira. O importante é que vocês se divirtam de maneira saudável e divertido para ambos. Existem várias marcas de brinquedos exclusivos para pets, é fácil de encontrar na internet. Não podemos esquecer de alguns cuidados sempre, claro. Com materiais pontiagudos, materiais que possam ser tóxicos e objetos lineares. Gatos tem facilidade em deglutir esse tipo de objeto, é o corpo estranho mais comumente encontrado em situações de ingestão de objetos em gatos.

Então é isso, espero que o texto tenha sido útil para vocês e para seus gatos lindos. Eles merecem tudo de bom! Compartilhe com seus amigos para que eles saibam também como melhorar a vida dos seus animais!

  • Nunca administre qualquer tratamento sem consultar um profissional da área. Esse site é meramente informativo e não oferecemos consultas gratuitas.
LINK:

Sobre o autor

Website.: gatalia.com.br

Graduada pela Universidade de Marília - UNIMAR. Atualmente cursando mestrado na área de Clínica Médica Veterinária na UNESP de Botucatu. Atua na área de clínica e comportamento de cães e gatos, com foco voltado para gatos.

 
CRMV: 34.988-SP
 
Contato: (14) 99684-0784
Botucatu - SP
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Sarah Paschoal Scarelli

Mais Vistos

Principais raças de ovinos

Principais raças de ovinos

Aqui estão listadas as principais raças de ovinos onde podemos...

Confinamento de boi de corte

Confinamento de boi de corte

É chamado de confinamento o sistema de criação de bovinos...

Abscessos causados por brigas em gatos

Abscessos causados por brigas em gatos

Um abscesso se desenvolve quando germes ficam presos sob a...

Ausência de ânus em cães e gatos

Ausência de ânus em cães e gatos

Atresia anal associada a fístula retrovaginal em cães A ausência...

Sanidade em pequenos ruminantes

Sanidade em pequenos ruminantes

A produção de pequenos ruminantes tem apresentado um crescimento mundial...

Ingestão de corpo estranho em cães

Ingestão de corpo estranho em cães

Com grande frequência atendemos pacientes onde os tutores relatam a...

Verminose Equina

Verminose Equina

Os equinos apresentam grande variedade de parasitos, principalmente vermes. Algumas...

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

Cólica Equina: Causas,Tratamentos e Prevenção

A cólica equina é uma doença que afeta o aparelho digestivo e...

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

Hipoglicemia - Perda de consciência e estado de coma

A baixa taxa de açúcar no sangue, tecnicamente chamada de...

Colostragem de bezerros leiteiros

Colostragem de bezerros leiteiros

Um dos aspectos mais importantes no sucesso na criação de...

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Febre do leite ou hipercalcemia puerperal

Paresia bovina do parto, ou também conhecida como Febre do...

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Carrapatos transmitem infecções aos seres humanos e animais

Os carrapatos afetam muito mais os cachorros do que os...

O gato Persa

O gato Persa

História   Por volta dos anos 1600, um viajante Italiano,...

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

Fornecimento de feno de alfafa picado ou peletizado para bezerros leiteiros

A inclusão de forragem na dieta de bezerros leiteiros foi...

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose)

A Linfadenite Caseosa (Pseudotuberculose) É enfermidade infecto-contagiosa crônica de localização...

Raça: Maine Coon

Raça: Maine Coon

História   Uma das raças mais antigas na América do...